....................................................................................................

Uma reflexão independente sobre a mídia.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Uma questão sobre "registros" MTb, DRT etc. - colocada no Facebook - dá o que falar.

>
DO FACEBOOK:

DÚVIDA!

RPs, eu já tenho meu CONRERP há 2 anos. Estava pensando... Eu não deveria ter meu número de registro na carteira de trabalho naquela página onde está escrito ''registro de profissões regulamentadas''?

Se sim, alguém sabe como devo proceder?

CAROS TODOS, esse negócio de MTb (e DRT) foi um artifício dos jornalistas no tempo da ditadura. Como não têm profissão regulamentada nem Conselho Profissional, usavam sua carteira de trabalho (CTPS) para não serem presos por "vadiagem" - um instrumento que as autoridades de então usavam para prender quem quisessem, sem outra justificativa. Mas por desinformação - ou má fé - até hoje alguns (muitos) se apegam a algo totalmente sem sentido. Afinal, a ditadura acabou há 25 anos! E não mais existe a figura do "responsável".

RESPONSABILIDADE TÉCNICA, aliás, só as profissões regulamentadas (como a de relações-públicas, por exemplo) exigem. Mas eles mantêm isto porque 'funciona' junto a leigos. Ainda mais num ambiente em que todo executivo ou empreendedor quer "um jornalista p'ra chamar de seu" e dar um 'jeitinho' naquela crise de imagem pública...- o que é um equívoco enorme.

É A MAIS COMPLETA "FABRICAÇÃO". É claro que uma mentira contada um milhão de vezes... mas o fato é que registro em carteira de trabalho não indica profissão mas, sim, ocupação, função, cargo.

FUI SECRETÁRIO-GERAL DO Conrerp1 e, por força de minha função, tive que aprofundar-me nessas questões e passei os três anos do mandato explicando esta "esperteza" dos coleguinhas aos nossos registrados.

FIQUEM TRANQUILOS! Sua identificação é a carteira do Conrerp, que vale como carteira de identidade em todo o país. E o que a sua CTPS deve ter no registro de emprego é a descrição de sua função.
>

Nenhum comentário:

Postar um comentário